StarCon Pocket Galileo
A StarCon Pocket Galileo, 130ª StarCon realizada pela NovaFrota, ocorreu em um sábado, 25 de janeiro de 2025, no Hotel São Paulo Tatuapé - Meliá (Tatuapé – SP), em um formato mais intimista, com ingressos limitados, diferenciando-se de outras convenções do fã clube envolvendo espaços para 700 ou mais pessoas. Planejada por seus organizadores em cerca de 2 meses, teve seus ingressos esgotados com 15 dias de antecedência do evento.
Às 10.00hs, ocorria a abertura da recepção para acesso ao evento, sendo o público direcionado pelo Staff da NovaFrota aos elevadores para atingir a Sala Tatuapé, e no hall de entrada após a conferência dos ingressos, já se encontravam abertos os estandes das lojas “Greys Attack” oferecendo produtos voltados ao universo nerd e geek, como livros, posters, acessórios e bijuterias, e a “Saga Geek” com as naves da Hero Collector; e no estande da NovaFrota os participantes poderiam adquirir exemplares de livros já lançados, bem como daquele que seria lançado na convenção, além de camisetas, revistas, e outros impressos. Os interessados poderiam obter autógrafos dos autores dos livros, que estivessem presentes no local.
Às 10.30hs, o evento foi oficialmente aberto, sendo a plateia recepcionada pelo Almirante Luiz Navarro e Capitão Fernando Afonso, externando, o Almirante Navarro, a felicidade de estar ali, explicando que o modelo de convenção pocket que optaram por realizar possibilita a interação com o público. Ressaltou ser grande a diferença por não estarem em um palco, mas junto da plateia, permitindo a participação de quem quisesse ser ouvido. Registrou ainda a semelhança do formato da sala do evento à nave auxiliar Galileo, que deu nome à Convenção. Foram recepcionados com especial alegria os participantes de outros Estados do país, dentre eles Sergipe, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas gerais, Paraná, que em reverência tiveram lugares reservados nas primeiras fileiras da sala. Discorreu ainda, o Almirante Navarro, com grande orgulho, sobre a revista Diário de Bordo, fanzine do fã clube, agradecendo seus colaboradores.
Na sequência anuncia a primeira atração da Convenção que é o lançamento oficial do livro “Jornada nas Estrelas: Por Dentro da Série Clássica”, de autoria do sócio e colaborador Antonio Carlos dos Santos Gomes, tendo como editor Silvio Alexandre, um dos colaboradores da revista Diário de Bordo. Na impossibilidade de comparecimento de seu autor, Luiz Navarro descreve alguns aspectos do livro, destacando a possibilidade do exemplar ser adquirido na loja da NovaFrota.
Às 11.00hs, com um hiato gerado na programação, pela ausência do autor do livro, o público teve a oportunidade de assistir à exibição de quatro curtas metragens de Star Trek, lançados sob a denominação 765874, sendo o último deles, Unification, o mais comentado, por reunir novamente Kirk e Spock. A exibição desse curta metragem que vem causando comoção entre os fãs, impactou aqueles que ainda não tinham assistindo, e emocionou novamente aqueles que tiveram oportunidade de rever, agora em tela grande.
Às 11.15hs teve início a gravação do Frota Update, programa regularmente transmitido pelo canal da NovaFrota no YouTube, mas desta vez gravado ao vivo, na própria StarCon. O tema que tratava das novidades do mundo geek e de Star Trek teve a participação do público em suas gravações, pois aberto à formulação de perguntas ao Almirante Navarro e Capitão Fernando, para quem desejasse.
Em torno das 12hs o palestrante foi o Capitão Fernando Afonso para tratar sobre o polêmico assunto da “Descanonização de Discovery”, e do próprio conceito de canônico. A palestra gerou muitos debates e perguntas com a participação do Almirante Navarro e do público.
Às 13.00hs houve um intervalo para almoço, mas para aqueles que optaram por permanecer na sala de convenção puderam acompanhar a exibição do filme “Star Trek New Yoyages: World Enough and Time”, com aparição de George Takei.
Às 14.00hs foi o momento da palestra do psiquiatra Fernando Fernandes sobre memória afetiva. Fernando Fernandes, também sócio da NovaFrota e assíduo frequentador das Convenções do clube, em brilhante exposição, levou cada um dos presentes a mergulhar em suas próprias memórias, sejam elas felizes ou tristes, e de como essas memórias marcaram e influenciam sua vida.
Por volta das 14.30 teve início a divertida Frota Fights, uma brincadeira interativa de perguntas e respostas sobre o universo de Jornada nas Estrelas, que reuniu no palco três equipes, lideradas, respectivamente, porLuiz Navarro, Fernando Afonso e Edson Santos, mediadas por Roosevelt Garcia, e avaliadas pela plateia, que elegeria o vencedor, aquele que utilizasse melhores argumentos na defesa do tema escolhido. As 3 equipes compostas ainda por membros da plateia iniciaram a disputa até a eliminação de uma delas, e no desempate das 2 remanescentes saiu vitoriosa aquela sob a liderança do Almirante Navarro.
Às 15.30hs tem início a palestra de Roosevelt Garcia e Paulo Gustavo Pereira sob o título “Tudo tem um lado ruim. O Pior de Star Trek Clássica” em que exploram e analisam o que consideram os piores episódios da série clássica, mostrando que não somente as séries atuais tiveram momentos ruins.
E na sequência Paulo Gustavo Pereira, jornalista desde 1974, conhecido do público que frequenta as convenções e colaborador da revista Diário de Bordo, aproveitou para divulgar um trabalho de pesquisa que realizou sobre a correta data de estreia da série de Jornada nas Estrelas do Brasil, e diante de um vasto e rico material que exibiu, a conclusão é que teria sido em 14 de janeiro de 1968 na TV Excelsior.
Às 16.00hs foi o momento do painelNerd Fiction, abordando o lançamento do Filme Seção 31, que teria ocorrido no dia anterior, em 24 de janeiro de 2025. O painel que envolvia também a gravação ao vivo do programa, teve que ser descartado pelo extenso debate acalorado, seja entre o Almirante Navarro e Capitão Fernando, seja pela qualidade de som que comprometeu a participação do público. O programa teria sido regravado posteriormente para ir ao ar no canal, mas a discussão na convenção evidenciou que o filme infelizmente desagradou a muitos.
Já em torno de 17.30hs aproximando-se do encerramento da StarCon Pocket Galileo, que contou com a presença de 200 pessoas, e ofereceu vários prêmios à plateia, especialmente à equipe vencedora do Frota Fights, o Almirante Navarro fez um caloroso agradecimento aos participantes, e aos membros do Staff, que há muitos anos são voluntários na execução dos trabalhos necessários para tornar possível a realização de convenções.
Mas o público ainda teria uma surpresa antes do final, com a exibição de entrevista realizada com George Takei pela NovaFrota, na UCCONX (Festival de Cultura Pop, Geek e Gamer), ocorrida em São Paulo em 2022, oportunidade única para aqueles que não estiveram naquele evento, ou não tiveram acesso à entrevista, em que Takei inclusive responde perguntas de sócios da NovaFrota.
Encerra-se assim o evento com a promessa de mais uma convenção pocket para este ano de 2025, o que será muito aguardada.
Como foi a StarCon F30: A Longa Jornada